terça-feira, 22 de abril de 2014

Costurar tela na língua é nova técnica para emagrecer


Um procedimento aplicado nos EUA e na América Latina sem evidência científica que comprove a segurança e a eficácia. A costura deixa as pessoas cheias de dores e elas não aguentam comer. A técnica consiste em uma cirurgia rápida, em que uma malha de plástico comumente utilizada na medicina é presa à língua por meio de seis pontos isolados. O paciente recebe anestesia local e, caso não tenha sangramento, é liberado logo em seguida.

A tela permanece na língua durante 30 dias, nos quais o paciente deve seguir uma dieta líquida. Dessa forma perdem a vontade de comer e ingerirem apenas líquidos. Como a quantidade de fibras é muito pequena em uma dieta líquida, existe uma tendência de constipação, o intestino pode não funcionar, causando deficiências nutricionais. A adoção de uma dieta exclusivamente líquida pode dificultar a obtenção da sensação de saciedade e temos um sistema que controla nossa fome e saciedade e esse processo se inicia com a mastigação. A maioria dos pacientes voltam aos hábitos antigos depois da remoção da tela e voltam a ganhar peso.

Essa atitude é radicalmente invasiva à saúde. É possível atingir uma boa forma física com reeducação alimentar e exercícios físicos. Algumas pessoas tem dificuldade em controlar a compulsão alimentar e podem contar com o auxilio psicológico. Existem muitas maneiras de perder peso, opte sempre por escolhas saudáveis e mais humanas. Não é correto alterar a anatomia de uma pessoa para evitar que ela se alimente com sólidos.


Existem outras alternativas racionais. Na Clínica Dra Alice Amaral tem técnicas modernas e específicas de emagrecimento com reeducação alimentar e controle de peso corporal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário