terça-feira, 1 de abril de 2014

Versões do sal


Refinado

Extraído da água do mar por meio de um processo de evaporação e, depois, refinado. De acordo com a legislação brasileira, é obrigatório incluir iodo ao sal. 1g tem 400mg de sódio.
Grosso



Passa por extração, não é refinado. Por isso, seus grãos são grandes e disformes. A composição química do sal grosso é a mesma do sal comum. Em 1g de sal grosso há 400mg de sódio.




Tem menor teor de sódio. É composto por 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Ruim para pessoas com problemas nos rins, já que o aumento da ingestão de potássio pode causar um acúmulo do mineral no organismo, elevando o risco de complicações cardiovasculares. Em 1g de sal light há 197mg de sódio.

Rosa do Himalaia



Não passa por refinamento. É rico em minerais, tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Os cristais tem um tom rosado devido a esses elevados índices de minerais. Em 1g há 230mg de sódio.

Negro


Não refinado procedente da Índia. Por conta de compostos de enxofre presentes em sua composição tem um forte sabor sulfuroso. É formado por cloreto de sódio, cloreto de potássio e ferro. Em 1g há 380mg de sódio.
Havaiano



N
ão refinado e tem uma coloração avermelhada por causa da presença de uma argila havaiana chamada Alaea, rica em dióxido de ferro. Tem quase a mesma quantidade de sódio encontrada no sal comum. Em 1g há 390mg de sódio.

Marinho



Formados por mais de 99% de sódio. Como a quantidade de sódio é alta, deve ser usado com muita moderação. Em 1g de há 420mg de sódio.


Defumado




Defumados lentamente em fumaça fria resultante da queima de ripas de barris de carvalho usados no envelhecimento de vinho Chardonnay. Após a evaporação da água do mar, o sal é seco em recipiente aberto sobre fogueira fumacenta feita com galhos de madeiras aromáticas, como carvalho e cerejeira. Em 1g de sal defumado há 395mg de sódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário