quinta-feira, 31 de julho de 2014

31 de julho: Dia do Orgasmo, um é remédio natural!

O orgasmo pode ter um efeito terapêutico, tanto para homens, quanto para mulheres. Faz bem ao coração, ao cérebro, pele, queima calorias, favorece o metabolismo, melhora o sono e a função imunológica, alivia estresse.
Durante o orgasmo, o corpo libera uma dose extra de endorfina, hormônio que anestesia o corpo. Ela é uma das substancias que causa a sensação prazerosa no organismo. Sua liberação proporciona o aumento da disposição física e mental, dá a sensação de bem-estar, alivia as dores e melhora o humor.
O prazer sexual ajuda pessoas com ansiedade, depressão ou dependências. Na Clínica Dra Alice Amaral, é feito o tratamento de Reequilíbrio Hormonal para melhora do desempenho sexual de ambos os sexos.


terça-feira, 29 de julho de 2014

Pudim em pó



Apenas pela composição já identificamos que faz mal


Acesulfame k = Câncer
Aspartame – Combinação química de dois aminoácidos (ácido aspártico e fenilalanina = Câncer, Alzheimer e Parkinson
Os componentes do aspartame vão direto ao cérebro, causando fortes cefaléias, confusões mentais e problemas de equilíbrio. Nos ratos usados como cobaias de laboratórios são diagnosticados com tumores no cérebro.
Ciclamato – Composto a base de um derivado do petróleo = Câncer de bexiga e atrofia.

Sacarina – Extraída de um derivado do petróleo = Obesidade e diabetes.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Biscoito sem glúten e sem lactose



Ingredientes:
1 xícara de maisena
½ xícara de creme de arroz
¼ de xícara de fécula de batata
4 colheres de sobremesa cheias de açúcar demerara
4 colheres de sobremesa cheias de cacau em pó
1 ovo caipira
1 colher de sopa de óleo de coco
1 colher de chá de essência de baunilha
 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes e sovar até que a massa fique consistente. Untar uma assadeira com óleo de coco. Fazer bolinhas com a massa, achatando-as ligeiramente com um garfo. Colocar os biscoitos na assadeira e assar em forno médio pré-aquecido por cerca de 10 minutos.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Temperos que afastam doenças

Açafrão: Anti-inflamatório, purifica o sangue e o fígado.



Alecrim: Ameniza a dor de cabeça, fortalece o coração e acalma.

Alho: É estimulante, aquecedor, reduz toxinas, fortifica o sistema cardiovascular. É antibiótico, anti-inflamatório, antioxidante e antimicrobiano, ajuda a diminuir o desenvolvimento de vírus, bactérias e fungos. Reduz o nível de colesterol e é indicado para quem sofre de hipertensão.

Canela: É boa para constipações, congestão e indigestão. O chá alivia dores de cabeça devido a resfriados, febre e fadiga.

Coentro: Melhora infecções nos olhos, limpa o fígado, ameniza hiperacidez, azia e refluxo.

Manjericão: Ajuda a baixar febres, é analgésico, antidepressivo, diurético, limpa o intestino grosso, facilita a menstruação e ajuda a aumentar o leite das lactantes.


Noz-moscada: Ameniza dores abdominais, dismenorreia e insônia. Trata problemas mentais como nervosismo, ansiedade e histeria.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Canela deve ser evitada por gestantes




Ela pode provocar contrações musculares no útero e constrição sanguínea, por conter altas doses de cafeína, que aceleram o metabolismo.
Um estudo publicado no American Journal of Epidemiology indicou que filhos de mulheres que ingeriram canela em grandes quantidades durante a gestação, tendem a apresentar déficit de atenção, hiperatividade e comportamento agressivo. Segundo o professor Jonathan Seckl, da Universidade de Edimburgo, isto mostra que o excesso de consumo da canela durante a gestação afeta o QI da criança, além de permitir que os hormônios do estresse da mãe passem para o filho, interferindo no desenvolvimento cerebral do feto e gerando problemas comportamentais em crianças

segunda-feira, 21 de julho de 2014

C u p c a k e s




Ingredientes:


1 copo de quinua ou amaranto
2 colheres de sopa de farinha de chia
2 ovos caipiras
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 abobrinha ralada fina.
Opções de recheio: carne moída, frango desfiado ou tofu refogado com cebola.
3 tomates 
1 cebola ralada
2 dentes de alho amassados
Sal marinho, pimenta a gosto salsinha e cebolinha


Cobertura 

1/2 couve-flor cozida até ficar macia
1 clara
100 gramas de creme de milho
Sal marinho, pimenta e ervas a gosto.


Modo de preparo


Rale a abobrinha, pique os tomates, rale a cebola ,amasse os dentes de alho, corte a salsinha e cebolinha. Reserve. Escorra a água da abobrinha e misture com quinua ou amaranto ,os ovos, o azeite e a farinha de chia. Deixe descansar por meia hora, mais ou menos, coberta com um guardanapo. 
Em forminhas espalhe uma colher da massa no fundo e nos lados. Leve ao forno pré-aquecido (200 graus) por 15 minutos . Enquanto isso, prepare o recheio. Refogue a cebola e o alho com os tomates pelados no óleo de coco, amassando com a colher, para despedaçar os pedaços maiores, deixe apurar, secando um pouco em fogo médio. Acrescente a sua opção (carne moída, frango cozido desfiado, tofu e deixe reduzir bastante, quase secando, para que os cupcakes não fiquem muito molhados. 

Prepare a cobertura: Aqueça uma panela com água, quando ferver, coloque dentro a couve-flor, previamente higienizada, quando estiver bem macia retire, não deixe cozinhar demais. Bata essa couve-flor cozida com os outros ingredientes, a clara e o creme de milho. 
Montagem: Retire os cupcakes pré assados do forno. Cubra com o recheio escolhido. Por cima, faça uma camada com o purê de couve flor. Salpique sementes de chia por cima. 
Leve ao forno, ainda quente, mas baixe para 180 graus por 25 a 30 minutos ou até dourar.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Cigarro eletrônico também provoca doenças



Inalar a fumaça liberada na combustão do cigarro eletrônico é o mais mortal comportamento de risco no Brasil

Na fumaça do cigarro há 4.720 substâncias tóxicas. As mais conhecidas são a nicotina, o alcatrão e o monóxido de carbono. Mas a fumaça contém ainda substâncias radioativas como o polônio 210. A nicotina consegue fazer em apenas 10 segundos todo o percurso pelo corpo. Essa rapidez só é comparada com a cocaína. Não existe padronização na quantidade de nicotina vaporizada pelas diferentes marcas de eletrônicos, nem controle de qualidade. Os testes mostram que alguns conseguem liberar o dobro ou o triplo de nicotina, em cada tragada.
Ainda não há comprovação científica de que o cigarro eletrônico substitua os convencionais. O uso concomitante pode levar ao consumo de doses exageradas de nicotina, eventualmente próximas de limites perigosos.

Doenças que o cigarro causa

Câncer de pulmão
Infarto
Bronquite
Derrame cerebral
Impotência sexual
Aneurisma
Úlcera do aparelho digestivo
Infecções respiratórias
Trambose vascular


Na Clínica Dra Alice Amaral você encontra os melhores tratamentos para largar o vício do cigarro!  

terça-feira, 15 de julho de 2014

Obesidade


Reeducação alimentar não funciona com muito sacrifício como se fosse um castigo. Temos consciência que a dieta serve para colocar nosso corpo no peso proporcional a nossa altura. O equilíbrio do peso faz parte do equilíbrio emocional. O emagrecimento tem que acontecer de forma prazerosa e não como um castigo.



Temos que partir do programa mental para modificar as aparências físicas. O físico é reflexo da mente. Portanto, temos que reprogramar o cérebro e depois harmonizar o corpo com a mente.

A obesidade encurta a vida. Procure ajuda! Na Clínica Dra Alice Amaral você encontra tratamentos alternativos que vão mudar sua vida. 

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Alimentos e bebidas alcalinas



Vegetais de folhas verdes
Ervas frescas e especiarias como salsa, manjericão, coentro, pimenta
Gengibre, Frutas 
Broto de feijão, brócolis, pepino, tomate e berinjela.

Água
Água de coco
Suco verde

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Massa de pizza sem glúten de liquidificador



Ingredientes

 

3 ovos caipiras
1/2 xícara de óleo de coco
1/2 xícara de leite de coco diluído em ½ xícara de água
1 colher de sopa de fermento
1 colher de café de sal marinho
2 xícaras de farinha preparada se glúten

Modo de preparo

 


Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve para assar em formas redondas previamente untadas de aproximadamente 30cm em forno brando. Retire antes de dourar. Recheie com tomates, frango, tofu, manjericão, ou outro de sua preferência.  

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Os diversos tipos e cores de pimenta


A pimenta é um alimento termogênico que ao estimular o sistema nervoso, provocam a liberação de catecolaminas (noradrenalina e adrenalina), o que reduz o apetite e a ingestão de calorias, proteínas e gorduras na refeição seguinte. Por quebrar os nutrientes dos alimentos e absorvê-los, a capsaicina faz com que tal sistema abasteça-se nos depósitos gordurosos, aumentando a queima calórica. Também produz endorfinas, reduzindo assim a ansiedade alimentar.

Pimenta vermelha


Rica em betacaroteno e em vitamina C, outros potentes antioxidantes

Classificação Botânica (Espécies)

Espécies


Dedo-de-moça, chifre-de-veado-cambuci e sertãozinho.
Malagueta.
Cheiro, murici.
Cumari

Pimenta-preta


Rica em piperina, a qual alguns estudos associam a uma melhora da digestão.

Pimenta-do-reino (branca, preta, vermelha)

Usadas em culinária para pratos doces ou salgados.

Pimenta biquinho

É uma pimenta vermelha, arrendondada e com a ponta em formato de bico. Essa planta é arbustiva e tem seu cultivo principalmente na região do Triângulo Mineiro.

Pimenta Americana ou Doce

É uma pimenta de baixo aroma e pungência doce, utilizada no preparo de vários pratos da comida brasileira, muitas vezes substituindo o pimentão. 

Pimenta Bhut Jolokia

A pimenta mais forte do mundo. Ela atinge o grau máximo na escala scoville que mede a ardência das pimentas. É altamente recomendável que se use luvas no manuseio desta pimenta.


Pimenta Cambuci ou Chapéu-de-Frade

Utilizada em saladas e cozidos. 

Pimenta Chili  

É uma pimenta extremamente picante, utilizada no preparo de pratos mexicanos e italianos.

Pimenta Habanero 

Tem um sabor muito forte que persiste na boca. As suas cores variam entre amarelo, laranja e vermelho. 

Pimenta Jalapeno  

Apresenta frutos cônicos de coloração verde claro a verde escuro quando imaturos e vermelho quando maduros.

Pimenta-da-Jamaica 

De coloração marrom, possui sabor e perfume que evocam a noz-moscada, o cravo e a canela.


Pimenta-de-Bode

Apresenta frutos verdes (imaturos), amarelo ou vermelho (maduros), arredondados ou achatados, tipo pitanga.


Tabasco 

É uma pimenta saborosa e bastante picante. 

Pimenta Caiena

Está entre os tipos mais fortes e é muito empregada na culinária mexicana.

Molho de pimenta-malagueta



2 tomates médios sem casca e sem sementes
2 pimentas-malagueta 
1 cebola média 
6 ramos de salsa 
2 colheres de sopa de suco de limão 
2 colheres de sopa de vinagre 
Sal a gosto


Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador até obter um molho homogêneo.


terça-feira, 8 de julho de 2014

Dia 08 de julho: Dia Mundial da Alergia


Alergia alimentar é uma doença que atinge uma em cada três pessoas no mundo. Estima-se que 6 % das crianças e 4% dos adultos sofrem de Alergia Alimentar.

A alergia, quando não detectada e tratada a tempo, pode levar a grandes falhas no desenvolvimento e crescimento, e até mesmo ao óbito.
Existem diversas alergias e a alergia alimentar é a mais comum dentre elas.

O sofrimento é grande e sua compreensão é difícil, pois muitas vezes os olhos não vêem, porém o corpo sofre as consequências.

Uma das alergias que tratamos na Clínica Dra Alice Amaral é à lactose. Intolerância à lactose não tem cura. É importante ler o rótulo e prestar atenção não só no "Contém leite" mas também no "Contém traços de leite".
Ao contrário do que muitos pensam leites de cabra, búfala e ovelha também tem lactose. Na verdade qualquer leite de origem animal tem lactose na sua composição. Já os leites de origem vegetal como o de amêndoas, de coco, soja, arroz, etc não tem lactose.

Outra alergia muito comum tratada no consultório é ao glúten, grande vilão da alimentação atual. O glúten é encontrado na aveia, centeio, malte, trigo e cevada. Ou seja, pães, bolos, massas e cerveja. Existem os celíacos e os intolerantes. Os celíacos sofrem com a contaminação cruzada. Não podem com nenhum produto sem glúten se ele teve contado (produzido, armazenado, assado) junto com produtos que contenha glúten. Elas apresentam dores no estômago, diarreia, coceiras, dor de cabeça, irritabilidade, inchaço, obesidade, câncer no intestino, entre outras patologias. Os intolerantes sofrem com alergias como manchas no corpo, bronquite, sinusite, asma.

Se você sente alguns desses sintomas, procure imediatamente o médico. Na Clínica Dra Alice Amaral tratamos esses e outros tipos de alergias.



segunda-feira, 7 de julho de 2014

Paçoca de Caju




Ingredientes

1/2kg de fibra de caju temperada
2 cebolas roxas picadinhas
2 dentes de alho amassados
2 tabletes de caldo de carne caseiros (receita no blog e site)
1 colher de sopa de óleo de coco
250g de farinha de mandioca
Modo de fazer

Em uma frigideira grande aqueça o óleo de coco e refogue a cebola e o alho. Acrescente a fibra de 
 caju temperada, os tabletes de caldo de carne e  continue refogando, mexendo sempre até que  o caldo se dissolva.  Adicione aos poucos a farinha de mandioca e continue mexendo por mais alguns minutos. Sirva acompanhada de banana.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Vilões da osteoporose



Fumo
Cafeína
Quimioterapia
Alcoolismo
Anticoncepcional
Intolerância ao glúten
Uso de cortisona
Falta de vitamina D
Anorexia
Refrigerantes
Redução de estômago

Dieta rica em sódio

terça-feira, 1 de julho de 2014

Goji Berry



A fruta chega ao Brasil em forma desidratada. No aspecto, lembra uva-passa de cor vermelha. A fama de superalimento vem da variedade de nutrientes, ela registra baixo índice glicêmico, ou seja, não eleva a taxa de açúcar no sangue.  Rica em fibras, antioxidantes, aminoácidos, vitaminas do complexo B e C (uma xícara equivale a cinquenta laranjas). Ela pode ajudar no processo de emagrecimento aliada a hábitos saudáveis.