terça-feira, 8 de julho de 2014

Dia 08 de julho: Dia Mundial da Alergia


Alergia alimentar é uma doença que atinge uma em cada três pessoas no mundo. Estima-se que 6 % das crianças e 4% dos adultos sofrem de Alergia Alimentar.

A alergia, quando não detectada e tratada a tempo, pode levar a grandes falhas no desenvolvimento e crescimento, e até mesmo ao óbito.
Existem diversas alergias e a alergia alimentar é a mais comum dentre elas.

O sofrimento é grande e sua compreensão é difícil, pois muitas vezes os olhos não vêem, porém o corpo sofre as consequências.

Uma das alergias que tratamos na Clínica Dra Alice Amaral é à lactose. Intolerância à lactose não tem cura. É importante ler o rótulo e prestar atenção não só no "Contém leite" mas também no "Contém traços de leite".
Ao contrário do que muitos pensam leites de cabra, búfala e ovelha também tem lactose. Na verdade qualquer leite de origem animal tem lactose na sua composição. Já os leites de origem vegetal como o de amêndoas, de coco, soja, arroz, etc não tem lactose.

Outra alergia muito comum tratada no consultório é ao glúten, grande vilão da alimentação atual. O glúten é encontrado na aveia, centeio, malte, trigo e cevada. Ou seja, pães, bolos, massas e cerveja. Existem os celíacos e os intolerantes. Os celíacos sofrem com a contaminação cruzada. Não podem com nenhum produto sem glúten se ele teve contado (produzido, armazenado, assado) junto com produtos que contenha glúten. Elas apresentam dores no estômago, diarreia, coceiras, dor de cabeça, irritabilidade, inchaço, obesidade, câncer no intestino, entre outras patologias. Os intolerantes sofrem com alergias como manchas no corpo, bronquite, sinusite, asma.

Se você sente alguns desses sintomas, procure imediatamente o médico. Na Clínica Dra Alice Amaral tratamos esses e outros tipos de alergias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário