sexta-feira, 29 de maio de 2015

Massa de pizza sem glúten de liquidificador



Ingredientes

 

3 ovos caipiras
1/2 xícara de óleo de coco
1/2 xícara de leite de coco diluído em ½ xícara de água
1 colher de sopa de fermento
1 colher de café de sal marinho
2 xícaras de farinha preparada se glúten

Modo de preparo

 

Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve para assar em formas redondas previamente untadas de aproximadamente 30cm em forno brando. Retire antes de dourar. Recheie com tomates, frango, tofu, manjericão, ou outro de sua preferência.  


Dieta pode inverter relógio biológico



Conforme você vive, as suas células se multiplicam. O organismo vai criando novas para substituir as que morrem. Esse processo não é infinito. Ele desgasta os telômeros, estruturas que ficam na ponta dos cromossomos, até que a multiplicação celular para de funcionar direito, e aí você envelhece e morre. Mas é possível inverter isso e fazer os telômeros voltarem a crescer. Ou seja, ficar biologicamente mais jovem. Alimentação e estilo de vida fazem cromossomos voltarem a crescer e revertem o processo de envelhecimento do corpo.

Uma equipe do Instituto de Pesquisa em Medicina Preventiva, na Califórnia, acompanhou dez idosos. Eles foram submetidos a uma dieta controlada, com apenas 10% de gordura e rica em alimentos saudáveis (verduras, legumes e grãos integrais). Também tinham de fazer exercícios diários. Cinco anos depois, seus telômeros haviam crescido 10% - quando o normal seria encolherem 3%.

É o primeiro caso registrado de crescimento dos telômeros (até então, acreditava-se que eles só pudessem diminuir). Os telômeros funcionam como uma proteção para os cromossomos, evitando que eles se despedacem durante a multiplicação do DNA. Vale a pena manter hábitos saudáveis.


            Na Clínica Dra Alice Amaral você encontra o cardápio específico para manter sua saúde em dia. 

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Contém glúten: Fique atento a essas duas palavras nas embalagens


O glúten é encontrado em alimentos como trigo, aveia, centeio, cevada e malte e causam problemas à saúde. Ele dá elasticidade e ajuda a massa a crescer, aquela viscosidade que caracteriza os produtos de padarias – como pães, bolos, biscoitos e o macarrão.

O glúten é uma proteína de difícil digestão o que pode se tornar prejudicial para o organismo, mesmo para as pessoas que não sofre de doença celíaca. Ingerido em excesso, o glúten pode causar diminuição da produção da serotonina (hormônio do bem-estar) e levar a depressão, agressividade, enxaqueca e falta de concentração. Na dieta sem glúten, devem ser excluídos todos os alimentos que contenham trigo, aveia, centeio, cevada e malte na composição.


quinta-feira, 21 de maio de 2015

Quando o fígado adoece


Responsável por mais de 500 funções no nosso organismo, o fígado requer muito cuidado. O fígado é o sítio de produção e armazenamento de glicogênio, da gliconeogênese e da degradação de insulina.

Uma alimentação com excesso de carboidratos, gorduras, açúcares, glúten e leite, aliada à falta de atividade física regular, predispõe ao sobrepeso, obesidade e diabetes.

O fígado também é responsável pela metabolização de todos os nutrientes absorvidos pelos intestinos, assim como pela limpeza de toxinas circulantes.
Os sintomas de um fígado doente são náuseas, perda do apetite, desidratação, cansaço, desânimo, emagrecimento e febre. Amargo na boca é um sintoma popularmente atribuído a problemas do fígado.

Outros sintomas: 
Barriga d'água (Ascite)
Circulação colateral 
Sangramento digestivo
Encefalopatia 
Icterícia (Cor amarelada na pele)
Dor abdominal

Esteatose hepática

É acúmulo anormal de gordura devido a uma alimentação desequilibrada e consumo de bebidas alcoólicas. O uso diário de bebidas alcoólicas em grandes quantidades faz com que o órgão desenvolva a cirrose e pode levar à morte. Obesidade está se tornando uma epidemia em todo o mundo e em todas as faixas etárias, via resistência insulínica e síndrome metabólica, costuma estar relacionada à esteatose hepática

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Um dos alimentos mais poderosos para a saúde



O espinafre é rico em sais minerais (ferro, fósforo e cálcio), que contribuem para a boa estruturação sanguínea, portanto erradica a anemia e a desnutrição, elimina o cansaço e fortalece o sangue.
As vitaminas A, B, C e k protegem a pele contra o envelhecimento e as células contra o câncer. Defende contra a doença de Alzheimer, previne infecções, melhora a visão e a pele. Mantém a saúde do coração por contém a coenzima Q10, que está relacionado à fadiga e falta de força muscular após os 20 anos, pois é nesse período que o organismo diminui a produção dessa coenzima.
O espinafre tem o poder de fortalecer os ossos, os dentes e os músculos. O famoso personagem de desenho animado, Marinheiro Popeye, desde 1929, mostra sua característica de físico forte e resistente após comer espinafre. Ele nos incentiva desde a infância a consumir o vegetal que é uma fonte natural de nutrientes.
O ácido alfa-lipóico é um poderoso antioxidante, que atua limpando os vasos da ação dos radicais livres. Ele ajuda no controle da inflamação, diminui as rugas, regenera os nervos, melhora da função cognitiva e diminui o nível de toxina no corpo.
Ele previne contra o envelhecimento celular, diminui o armazenamento de gordura no corpo direcionando as calorias para produção de energia, o que permite a célula absorver mais nutrientes, remover resíduos e substituir componentes danificados. Diminui, também, o estresse oxidativo.
Além disso, ele é ótimo contra a diarreia, combate a hipertensão, ameniza cólica e regula o trânsito intestinal. Por conter ácido fólico, é indicado para quem sofre de gota, artrite e cálculos renais. Ele também protege o cérebro e ajuda a melhorar a capacidade motora e cognitiva.


Dica: Refogue o espinafre para melhor absorção de nutrientes pelo intestino. Nosso organismo demora mais para digeri-lo cru. 

terça-feira, 19 de maio de 2015

Óleo de canola



Quase todos os alimentos processados ou embalados contém óleo de canola. Ele é desenvolvido a partir de uma planta chamada colza, que pertence à família da mostarda. O óleo de colza é tóxico porque contém quantidades significativas de uma substância perigosa chamada de ácido erúcico.
O óleo de canola é utilizado para fins industriais (velas, batons, sabonetes, tintas, lubrificantes e biocombustível). É um óleo industrial, e não um alimento. Ele causa a doença da vaca louca, cegueira, desordens nervosas, adesão de hemácias e depressão do sistema imunológico.
Comece a ler os rótulos e checar os ingredientes.


Obesidade



A obesidade continua crescendo no Brasil e no mundo. Os maus hábitos alimentares e sedentarismo são os principais motivos para que a doença apareça. Além disso, o consumo desenfreado de alimentos industrializados, ricos em gordura e açúcar.
A escolha correta dos alimentos garante um padrão dietético antiinflamatório, beneficiando o coração, problemas com colesterol, gordura no fígado e obesidade.
As mulheres obesas têm maior risco cardiovascular, tromboembólico e de câncer de mama, por isso, é importante a Terapia de Modulação Hormonal.

O tratamento é feito na Clínica Dra Alice Amaral, aonde é encontrada uma abordagem prática moderna, induzindo uma melhora significativa para controle de peso corporal. 

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Amendoim



Torrado: ele preserva todos os nutrientes da leguminosa. 
Paçoca: na versão tradicional, o açúcar vem em excesso. 
In natura: liberado! Sua casca vermelha é nutritiva.
Pé de moleque: o caramelo é uma doce armadilha para a dieta. 
Japonês: o alto teor de sódio é seu ponto fraco.

Beterraba



Indicada para pessoas com anemia pela alta concentração de ferro. Por conter ácido fólico, o vegetal ajuda a combater problemas cardiovasculares. Lembre-se: Diabéticos devem consumi-la com moderação por ser fonte natural de açúcar.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Os diversos tipos e cores de pimenta



A pimenta é um alimento termogênico que ao estimular o sistema nervoso, provocam a liberação de catecolaminas (noradrenalina e adrenalina), o que reduz o apetite e a ingestão de calorias, proteínas e gorduras na refeição seguinte. Por quebrar os nutrientes dos alimentos e absorvê-los, a capsaicina faz com que tal sistema abasteça-se nos depósitos gordurosos, aumentando a queima calórica. Também produz endorfinas, reduzindo assim a ansiedade alimentar.

Pimenta vermelha


Rica em betacaroteno e em vitamina C, outros potentes antioxidantes

Classificação Botânica (Espécies)

Espécies


Dedo-de-moça, chifre-de-veado-cambuci e sertãozinho.
Malagueta.
Cheiro, murici.
Cumari

Pimenta-preta


Rica em piperina, a qual alguns estudos associam a uma melhora da digestão.

Pimenta-do-reino (branca, preta, vermelha)

Usadas em culinária para pratos doces ou salgados.

Pimenta biquinho

É uma pimenta vermelha, arrendondada e com a ponta em formato de bico. Essa planta é arbustiva e tem seu cultivo principalmente na região do Triângulo Mineiro.

Pimenta Americana ou Doce

É uma pimenta de baixo aroma e pungência doce, utilizada no preparo de vários pratos da comida brasileira, muitas vezes substituindo o pimentão. 

Pimenta Bhut Jolokia

A pimenta mais forte do mundo. Ela atinge o grau máximo na escala scoville que mede a ardência das pimentas. É altamente recomendável que se use luvas no manuseio desta pimenta.


Pimenta Cambuci ou Chapéu-de-Frade

Utilizada em saladas e cozidos. 

Pimenta Chili  

É uma pimenta extremamente picante, utilizada no preparo de pratos mexicanos e italianos.

Pimenta Habanero 

Tem um sabor muito forte que persiste na boca. As suas cores variam entre amarelo, laranja e vermelho. 

Pimenta Jalapeno  

Apresenta frutos cônicos de coloração verde claro a verde escuro quando imaturos e vermelho quando maduros.

Pimenta-da-Jamaica 

De coloração marrom, possui sabor e perfume que evocam a noz-moscada, o cravo e a canela.


Pimenta-de-Bode

Apresenta frutos verdes (imaturos), amarelo ou vermelho (maduros), arredondados ou achatados, tipo pitanga.


Tabasco 

É uma pimenta saborosa e bastante picante. 

Pimenta Caiena

Está entre os tipos mais fortes e é muito empregada na culinária mexicana.

Molho de pimenta-malagueta



2 tomates médios sem casca e sem sementes
2 pimentas-malagueta 
1 cebola média 
6 ramos de salsa 
2 colheres de sopa de suco de limão 
2 colheres de sopa de vinagre 
Sal marinho 
 

Modo de preparo


Bata tudo no liquidificador até obter um molho homogêneo.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Açaí tem propriedades que fazem bem à pele e ao coração



O açaí tem 33x mais substâncias antioxidantes que o vinho tinto. Ele protege o coração, diminui o triglicerídeos e ajuda a manter os neurônios saudáveis. A vitamina B1 garante o bom funcionamento do sistema nervoso. Ajuda a prevenir a cegueira e a catarata, no coração mantêm limpas e desobstruídas as artérias, prevenindo o infarto, plaquetas e coágulos.
Ele é anti-envelhecimento, a presença de ácidos graxos auxilia na hidratação da pele.  A fruta é rica em vitaminas e sais minerais como ferro, fósforo, potássio e cálcio. Possui fibras e é rico em lipídios insaturados. Além de saudável e nutritiva, ela regula o trânsito intestinal e elimina o colesterol ruim do organismo.
Quem pratica esporte aposta no açaí para fornecer energia e disposição. Ameniza celulite, combate anemia e bloqueia os genes que causam câncer. Ele contém ômega 6 e 9, que ajuda na regeneração da pele.

A gordura do açaí é comparada a do azeite, mas não deve ser consumido em excesso, apesar de todos os benefícios que traz para a saúde, pois é calórico. 

Mousse de açaí com bananas assadas



INGREDIENTES PARA A BANANA ASSADA

3 BANANAS grandes
CANELA a gosto
NOZ-MOSCADA a gosto
2 colheres de sopa de açúcar demerara

INGREDIENTES PARA A MOUSSE DE AÇAÍ

600 gramas de açaí
3 bananas nanicas
200 gramas de creme de arroz

PARA DECORAR

50 gramas de amêndoas picadas e tostadas

PREPARAÇÃO DA BANANA ASSADA

Corte as bananas em rodelas de 1 centímetro e arrume em um tabuleiro. Jogue o açúcar demerara por cima, a canela e a noz-moscada. Asse a 180°C por 30 minutos.

PREPARAÇÃO DA MOUSSE DE AÇAÍ 

Bata o creme de arroz e processe o açaí com as bananas. Leve para gelar por 30 a 60 minutos.

MONTAGEM


Arrume as bananas em um prato. Coloque a mousse em um saco de confeitar com bico pitanga e coloque por cima das bananas. Decore com as amêndoas picadas.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Quindim



Ingredientes


5 ovos caipira inteiros
2 copo açúcar demerara
1 copo leite vegetal de coco ou de arroz ou de amêndoas
1 pacote coco ralado (100g)
1 colher de sopa de óleo de coco
canela em pó a gosto

Modo de fazer


Pré-aqueça o forno.
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Despeje o conteúdo na forma com buraco no meio e cubra com papel alumínio. Coloque esta forma em banho-maria para assar no forno médio por 50min.
Após os 50min retire o papel alumínio e deixe assar aproximadamente por mais uns 20min ou até dourar a parte de cima.

Espere esfriar, desenforme e guarde na geladeira. Se desejar polvilhe canela à gosto.