sexta-feira, 28 de março de 2014

O que é Fadiga Adrenal? Por Lúcio Lemos



Fadiga adrenal é um conjunto de sinais e sintomas, que ocorre quando as glândulas supra-renais funcionam abaixo do nível necessário. Mais comumente associada com o estresse intenso ou prolongado, mas também pode surgir durante ou após infecções agudas ou crônicas, especialmente infecções respiratórias, como gripe, bronquite ou pneumonia. Como o nome sugere, o seu sintoma fundamental é a fadiga que não é aliviada pelo sono, mas não é uma entidade facilmente identificável como o sarampo ou um crescimento na ponta de seu dedo. Você pode estar se sentindo relativamente normal com fadiga adrenal e pode não ter quaisquer sinais óbvios de doença física, mas você vive com uma sensação geral de mal-estar, cansaço ou sentimentos enevoados. Pessoas que sofrem de fadiga adrenal, muitas vezes tem que usar café, refrigerantes e outros estimulantes para sustentar-se durante o dia.
Esta síndrome tem sido conhecido por muitos outros nomes ao longo do século passado, como hypoadrenia não-Addison, hypoadrenia sub-clínica, neurastenia, neurastenia adrenal, apatia adrenal e fadiga adrenal. Embora afeta milhões de pessoas nos EUA e ao redor do mundo, a medicina convencional ainda não a reconhece como uma síndrome distinta.
A Fadiga adrenal pode causar estragos em sua vida. Nos casos mais graves, a atividade das glândulas adrenais é tão diminuída que você pode ter dificuldade de sair da cama por mais de algumas horas por dia. Com a evolução da diminuição da função supra-renal, todos os órgãos e sistemas em seu corpo são profundamente afetados. As mudanças ocorrem na forma do aumento da ingestão de carboidratos, no metabolismo de proteínas e gordura, líquidos e equilíbrio eletrolítico, o coração e sistema cardiovascular, e até mesmo sexual. Muitas outras alterações ocorrem nos níveis bioquímicos e celulares em resposta do corpo na tentativa de compensar a diminuição de hormônios supra-renais que ocorrem com a fadiga adrenal.

O que causa a fadiga adrenal?

A Fadiga adrenal é gerada quando suas glândulas supra-renais não pode atender adequadamente às demandas de stress. * As glândulas adrenais mobilizar as respostas do seu corpo para todos os tipos de estresse (seja física, emocional ou psicológica) através de hormônios que regulam a produção e armazenamento de energia, função imune , freqüência cardíaca, tônus ​​muscular e outros processos que lhe permitem lidar com o stress. Se você tem uma crise emocional, como a morte de um ente querido, uma crise física, como cirurgia de grande porte, ou qualquer tipo de estresse grave repetida ou constante em sua vida, as suas glândulas supra-renais têm de responder ao estresse e manter a homeostase. Se a sua resposta é inadequada, é provável que você esteja com algum grau de fadiga adrenal. *
Durante a fadiga adrenal função suas glândulas supra-renais não funcionam bem o suficiente para manter a homeostase ideal porque sua produção de hormônios reguladores está diminuída -. Geralmente por excesso de estimulação * Over-estimulação de suas glândulas supra-renais pode ser causada por um estresse muito intenso único, ou por tensões crônicas ou repetidas que têm um efeito cumulativo. *

Quem é suscetível à fadiga adrenal?
Qualquer um pode experimentar fadiga adrenal em algum momento da sua vida. * Uma doença, uma crise de vida, ou uma situação difícil continuar pode drenar os recursos supra-renais de até mesmo a pessoa mais saudável. * No entanto, existem fatores que podem torná-lo mais suscetível à fadiga adrenal. * Estes incluem determinados estilos de vida (má alimentação, abuso de substâncias, pouco sono e repouso, ou pressões diversas), doença crônica ou infecções de repetição, como bronquite ou pneumonia, situações prolongadas de que você se sente preso ou impotente em (maus relacionamentos, empregos estressantes, a pobreza, a prisão), ou fadiga adrenal materna durante a gestação. *

Quão comum é a fadiga adrenal?

Embora não existam estatísticas recentes disponíveis, o Dr. John Tinterra, um médico que se especializou em baixa função adrenal, disse em 1969 que ele estimou que cerca de 16% do público poderia ser classificada como grave, mas que, se todas as indicações de baixo cortisol foram incluídos, a percentagem seria mais parecido com 66%. Isso foi antes de o estresse extremo de vida do século 21, 9/11, ea grave recessão económica que estamos a viver. Hoje os exames salivares estão demonstrando que o percentual de pacientes acometidos chega a 80%.


Como posso saber se o tenho Fadiga Adrenal?

Você pode estar sofrendo de fadiga adrenal se você observar regularmente um ou mais dos seguintes: *
·                                 Você se sente cansado sem motivo.
·                                 Você tem dificuldade para se levantar de manhã, mesmo quando você vai para a cama a uma hora razoável.
·                                 Você está se sentindo resumo ou oprimido.
·                                 Você tem dificuldade de se recuperar de estresse ou doença.
·                                 Você anseia por salgadinhos e doces.
·                                 Você se sente mais desperto, alerta e enérgico após seis horas do que você faz todos os dias.


Existem condições de saúde relacionados à fadiga adrenal?

Os processos que ocorrem em qualquer doença crônica, de artrite ao câncer, exige muito de suas glândulas supra-renais. Portanto, é provável que, se você está sofrendo de uma doença crônica e de manhã a fadiga é um dos seus sintomas, suas glândulas supra-renais pode ser desgastado em algum grau. * Além disso, toda vez que um tratamento médico inclui o uso de corticosteróides, a função adrenal fica diminuída. * Todos os corticosteróides são projetados para imitar as ações do hormônio adrenal, o cortisol, e por isso a necessidade para eles surge principalmente quando as glândulas supra-renais não estão fornecendo as quantidades necessárias de cortisol.


Existem algum exame para detecção da fadiga adrenal?


Sim, existe a determinação da relação DHEA salivar/CORTISOL salivar que através da dosagem de vários pontos do Cortisol durante dia classifica o grau de Fadiga Adrenal ou mesmo de Exaustão Adrenal , além de medir os níveis de DHEA salivar que é o principal protetor da ação negativa dos níveis altos de Cortisol contra nosso organismo.




Lucio Lemos -      CRBio 7596-4

Diretor Técnico e Financeiro
Mestrado em Parasitologia UFRRJ
Título de Especialista em Análises Clínicas
Título de Especialista em Parasitologia
Pós Graduado em Análises Clínicas
Curso de Auditor Interno de Laboratórios de Análises Clínicas - INMETRO
Membro do Grupo Mineiro da Qualidade
Professor Convidado do Curso de Pós Graduação Nutriendocrinologia Funcional 
Professor Convidado do Curso de Pós Graduação Ciências da Fisiologia Humana

Nenhum comentário:

Postar um comentário