quinta-feira, 18 de junho de 2015

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA PREVENÇÃO E CONTROLE DAS DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS

]


Estudos recentes comprovam que a alimentação balanceada e equilibrada nutricionalmente é fator preponderante na promoção do bem-estar, disposição física e cognição.
As doenças neurodegenerativas são caracterizadas pela destruição progressiva e irreversível de neurônios, as células responsáveis pelas funções do sistema nervoso, gerando sintomas como perda das funções motoras, fisiológicas e capacidade cognitiva.
Uma pesquisa da Universidade da Columbia, onde se preconizou uma dieta especifica (rica em tomate, nozes, azeite de oliva extra virgem, vegetais crucíferos de cor verde escura, peixes, aves e frutas) constatou que esse tipo de alimentação pode reduzir em até 40% o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.
Outro estudo comprovou que a vitamina B12, o folato, a vitamina E, o ômega 3 e os antioxidantes  apresentam efeito positivo na prevenção dessas doenças.
Já a alimentação desequilibrada rica em açucares de simples absorção, gorduras, conservantes e aditivos, assim como maus hábitos de vida (fumo, sedentarismo, álcool) pode contribuir para o surgimento das doenças neurodegenerativas.  

A alimentação saudável e balanceada nutricionalmente não só é importante para a prevenção como também para manutenção da saúde de pacientes que já sofrem dessas doenças, prevenindo desidratação, desnutrição, infecções oportunistas e desenvolvimento de ulceras de pressão, sintomas esses associados a essas doenças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário