terça-feira, 23 de julho de 2013

Chá verde é antioxidante, protege o coração e acelera o metabolismo


Ele contém quantidades consideráveis de manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2, nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Chá de saquinho é menos eficiente: quando o chá é feito com o saquinho industrializado, parte das propriedades se perdem, porque o pacotinho leva uma mistura com o caule da planta, com menos nutrientes.

Existe a melhor hora para tomar o chá: ele não deve ser tomado logo após as refeições. A cafeína, presente nas folhas do chá, prejudica a absorção de ferro e vitamina C pelo organismo.

Alerta para a cafeína: a cafeína pode causar dor de cabeça, agitação, irritação e aumento do ritmo cardíaco.

Acelera o metabolismo: O chá verde contém grandes quantidades de antioxidantes que favorecem o gasto de energia pelo organismo.

Protege o coração: consumindo 2 xícaras por dia diminui as chances da formação de coágulos nas artérias, que ficam mais flexíveis as constantes mudanças da pressão arterial.

Bebida antienvelhecimento: impede a ação dos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce das células.
Fortalece o sistema imunológico: previne infecções, inflamações, cáries e muitas doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos.

Protege contra o câncer: além da catequina, um poderoso antioxidante que impede que a proliferação das células o chá verde é rico em bioflavonoides. Essas duas substâncias bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.

Afasta a depressão: pessoas que tomam chá verde com frequência estão 44% menos propensas a ter depressão. Essa propriedade está ligada ao aminoácido chamado theanina, que tem efeito tranquilizante.

Grupos que devem evitar o chá: Gestantes, hipertensos, pessoas com glaucoma e doenças psiquiátricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário