quarta-feira, 17 de julho de 2013

Churrasco faz mal a saúde


         Quando a gordura da carne pinga nos pedaços de carvão ela fica coberta pela fumaça que libera substâncias chamadas de alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, com alto potencial cancerígeno. Formações químicas criadas quando carnes são cozidas em alta temperatura aumentam os riscos de desenvolvimento da doença em vários órgãos. O ferro presente na carne pode produzir radicais livres perigosos e capazes de danificar as células. 
         A carne faz parte da dieta humana e é uma fonte importante de nutrientes e vários minerais como ferro e vitaminas como a B12. Porém, ela deve fazer parte de uma alimentação equilibrada. Aquela fatia bem queimada é perigosa, porque haverá a presença de nitrosaminas, compostos químicos cancerígenos. 
       Outro malefício é o aumento de dor de estômago causado pela dificuldade de digestão que estas carnes provocam. Isso causa lesões na parede do estômago e menor absorção de vitaminas e minerais importantes. Os molhos e o sal utilizados aumentam a pressão arterial, o inchaço e pode até dar dor de cabeça. Também há ganho de gordura abdominal, pode causar gastrite e piora de úlceras. 

Um comentário: