segunda-feira, 8 de julho de 2013

OSTEOPOROSE



Os ossos são compostos de uma matriz na qual se depositam complexos minerais com cálcio. A osteoporose é uma condição metabólica que diminui a densidade óssea e aumenta o risco de fraturas. Na maioria dos casos, a osteoporose é uma condição relacionada com o envelhecimento. Ela pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres depois da menopausa por causa da queda na produção do estrógeno.

Entre os fatores de risco que podem levar à osteoporose destacam-se:

* história familiar da doença;
* pessoas de pele branca, baixas e magras;
* deficiência na produção de hormônios;
* medicamentos à base de cortisona, heparina e no tratamento da epilepsia;
* alimentação deficiente em cálcio e vitamina D;
* baixa exposição à luz solar;
* imobilização e repouso prolongados;
* sedentarismo;
* tabagismo;
* consumo de álcool;
* algumas doenças reumatológicas, endócrinas e hepáticas.

Sintomas

A osteoporose é uma doença silenciosa. O primeiro sinal pode aparecer quando ela está numa fase avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou poroso e fraco, a ponto de não suportar nenhum trauma ou esforço por menor que sejam.

Prevenção

Cuidar da alimentação, tomar sol para fixar a vitamina D no organismo e fazer exercícios físicos. Essas regras devem ser mantidas durante toda a vida, a atividade física tem efeito protetor sobre o tônus e a massa muscular, que se reflete na melhora do equilíbrio e ajuda a evitar as quedas ao longo da vida.


Recomendações

A dieta diária deve incluir alimentos ricos em cálcio como sardinhas, semente de gergelim, laranja, salsa, rúcula, semente de linhaça, manjericão, grão-de-bico, feijão carioca, espinafre, feijão branco, couve, carne de caranguejo, brócolis, amêndoas e tofu.
Suplementos de cálcio e vitamina D são recomendados para manter a massa óssea.
Caminhar, andar de bicicleta, nadar, correr e, especialmente, exercícios com pesos são fundamentais para manter o tônus muscular e prevenir a osteoporose;
Músculos exercitados e em movimento colaboram para que os ossos fiquem mais fortes e reduzem o risco de quedas e fraturas nas pessoas de idade;
A osteoporose não tem cura, mas o tratamento deve ser feito por médicos especializados, capazes de dar orientações sobre medicamentos que estabilizam o quadro da doença ou melhoram o problema. Isso significa evitar maiores complicações e reduzir significantemente o risco de fraturas.

Um comentário:

  1. Feijões possuem proteínas de baixa digestibilidade, pois eles são cheios de antinutrientes que impactam a capacidade do nosso corpo de abosorver e assimilar os nutrientes contidos nestes tipos de alimentos.
    Fonte: The Paleo Answer (Autor: Dr. Loren Cordain)

    ResponderExcluir