sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Dioxitina e seus efeitos negativos

Além de ser cancerígena a dioxitina causa danos aos sistemas reprodutivo, imunológico, endócrino, infertilidade, déficit mental e diabetes. Estudos associam a substância ao aborto e malformação de feto, ao desenvolvimento de doenças como endometriose e disfunção da tireóide. Ela é produzida quando plásticos são aquecidos em microondas, quando se congela água em garrafas plásticas e quando o cloro é submetido a altas temperaturas. Também está presente no revestimento de latas, embalagens e utensílios de plástico e mamadeiras
A dioxitina acumula no organismo e causa a morte de células. Essa substância é suspeita de causar problemas respiratórios, hiperatividade, bem como o câncer de mama, próstata e testículo. Derivados do leite também têm traços dessa perigosa substância.
Fabricantes de mamadeira ficaram proibidos de vender mamadeiras com BPA (Bisphenol-A). BPA é uma substância perigosa utilizada para tornar a mamadeira dura, transparente e resistente.

O que fazer para reduzir a contaminação por BPA?

- evitar água de garrafões de plástico
- não comer enlatados (devido ao BPA contido nos revestimentos de resina)
- só oferecer ao bebê leite materno
- nunca esquentar mamadeiras de plástico contendo comida ou bebida nem colocar comida ou bebida ácida ou aquecida dentro delas
- nunca esquentar comida ou bebida em recipiente de plástico ou com revestimento contendo BPA; nunca colocar comida ou bebida aquecidos nesses recipientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário