segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Use panela pedra-sabão ou de inox


PANELA PEDRA-SABÃO - Não tem cheiro, cozinha sem alterar o sabor dos alimentos e os mantêm quentes por longo tempo. Também consegue aquecer os ingredientes por igual e dura por muitos anos. Antes do primeiro uso, impermeabilize a panela com óleo vegetal, encha com água e leve ao forno por duas horas. Com isso ela estará aptar para liberar quantidades expressivas de elementos nutricionalmente importantes como cálcio, magnésio, ferro e manganês.

PANELA DE INOX – O aço inoxidável é composto por ferro, cromo e níquel, mas em pouca quantidade, por isso não prejudica a saúde. Também permite uma boa higiene.

PANELA DE VIDRO - Não transfere resíduo para o alimento, é resistente e durável. Mas esta panela não conduz bem o calor para os alimentos e a comida pode queimar mais rápido.  Super-higiênica, não acumula resíduos. Não é homogêneo e o alimento gruda facilmente. Além disso, tem a presença de chumbo que prejudica o organismo.

PANELA DE FERRO - muda o sabor e a cor da comida. Enferruja e prejudica o organismo.

PANELA ANTIADERENTE (teflon) - libera um tipo de gás que chega a matar passarinhos.

PANELA DE ALUMÍNIO - soltam partículas que vão se acumular na medula óssea e produzir uma intoxicação com poder de afetar o cérebro e maltratar todos os sistemas do corpo. A ingestão do alumínio está relacionada com a incidência dos males de Alzheimer e de Parkinson. Átomos de alumínio podem desencadear diferentes processos metabólicos associado à doenças do sistema esquelético, neurológico e hematológico (do sangue).

PANELA DE COBRE - não é mais comercializada porque o cobre é transferido com muita facilidade para o alimento, provocando intoxicações e pode prejudicar os rins e o cérebro.

PANELA ESMALTADA - é revestida de camadas de esmalte colorido. Só dá para ser usada como peça de decoração para a cozinha. O esmalte solta, o que não é recomendado para a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário